Voltar ao mercado de trabalho depois dos 50 anos é possível

Se você está procurando emprego atualmente, ou em algum momento da sua vida precisou buscar uma recolocação profissional, sabe que a maioria das vagas de emprego no mercado de trabalho é destinada a pessoas com idade entre 18 e 55 anos. Sendo assim, como voltar ao mercado de trabalho depois dos 50?

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 16 milhões de brasileiros estão na faixa dos 65 anos ou mais. Desse montante, somente 137,6 mil idosos ocupam vagas formais no mercado de trabalho. O número representa 0,3% dos 48 milhões de trabalhadores formais na economia brasileira naquele ano.

De acordo com a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2015, entre as cidades com maior número de trabalhadores nessa faixa etária estão São Paulo (15.756), Rio de Janeiro (10.935), Belo Horizonte (3.652), Brasília (3.508), Fortaleza (3.116), Salvador (3.072), Porto Alegre (3.011), Curitiba (2.957), Recife (2.873) e Belém (1.897).

Contudo, alguns fatores vêm causando uma alteração bastante positiva neste cenário para quem tem mais de 50 anos. O aumento da expectativa de vida com qualidade se destaca como o principal deles e tem levado uma boa parte da população antes considerada idosa e improdutiva a buscar formas de atualização e de retorno ao mercado de trabalho.

Para isso, empresas desenvolveram programas de inclusão, destinando parte das vagas a trabalhadores com mais de 60 anos. O objetivo é usufruir da experiência dessa força de trabalho que cada vez mais se mostra disposta, atuante e comprometida com os ideais das empresas.

O Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, desde sua fundação em 2016, disponibiliza aos seus membros auxílio para recolocação profissional. São vários serviços oferecidos gratuitamente como avaliação curricular por consultores especializados, dicas de especialistas para você remodelar seu currículo e se dar bem nas entrevistas de emprego, além de posicionamento nos principais bancos de currículo do país.

Os interessados devem ter mais de 50 anos de idade. Clique aqui e cadastre-se gratuitamente!

Fonte: institutomongeralaegon.org